PBwiki

Uma das ferramentas mais interessantes da chamada Web 2.0 são os wikis. Baseados na idéia de que a maior parte dos textos escritos pode ser compreendido como uma tarefa de parceria, os wikis buscam facilitar esta “escrita cooperativa”. qualquer pessoa cadastrada pode interferir, modificar, ampliar, comentar e inserir material naquilo que está sendo escrito. Ele pode ser uma ferramenta poderosa para auxiliar na redação de uma tese, por exemplo.

Por enquanto, o wiki da minha tese está sendo montado em Retratos da Vizinhança, mas o acesso não é público.

Por que no sistema PBwiki (“Peanut Butter” wiki, geléia de amendoim, ou pão com manteiga, ou algo simples…;)? Porque é fácil de utilizar, tem instruções em português, possui as ferramentas adequadas para a tarefa (simples, eficiente e rápido), fornece espaço em disco suficiente para qualquer tarefa, está sempre sendo atualizado, e é gratuito. Vale a pena tentar.

Detalhe: a tradução das instruções para o português é minha…

Anúncios

7 pensamentos sobre “PBwiki

  1. Olá, voce diz que o pbwiki tem instruções em portugues, mas eu não as acho. Por favor indique o site onde elas estão. Obrigado.

  2. Oi, a partir de que endereço começo a construir um pbwiki como o que vc está utilizando? Onde estào as regras do jogo, p.ex. onde diz que é gratuito, ou em que condiçoes é gratuito.
    Grato

  3. Prezado Marcelo,
    Tive contato com o projeto de epistemologia e ambiente organizado (Escriba) em TidllyWiki por você.
    Sensacional!
    Estou há muito tempo tentanto organizar meu curso de Sociologia Geral e da Comunicação em Tiddlyswiki e produzir algum tipo de trabalho integrado a outras disciplinas do Curso de Comunicação em que leciono (Casper Líbero/SP).
    Tentei publicar o meu Sociolog(w)iki no Tiddlyspot, mas estou com um pouco de dificuldade para fazer o upload do meu arquivo.
    Ele pode ser encontrado no meu blog com o marcador Tiddlywiki.
    Gostaria de solicitar sua autorização para usar alguns plugins e idéias do Escriba.
    Muito bom e completo, mesmo.
    Pensei em um trabalho com o Pbwiki também, já que o Tiddly não suporta muito bem vídeos e registros sonoros.
    Vou adicioná-lo na lista do meu blog.
    Grande abraço.
    Liráucio

  4. Olá Liráucio!
    É um prazer ver um professor se aventuranndo pelos blogs do meio do caminho… 😉
    Acho que o TiddlyWiki é fantástico, mesmo. Utilizo vários deles pra diferentes atividades: para aulas (os TW são formidáveis como portfólios dos alunos, em vez de trabalhos…), para anotações (da tese, por exemplo), ou para colaboração (como é o caso da iniciativa do Escriba).

    Do ponto de vista técnico, uma estratégia para solucionar a sua dificuldade: quando você cria um TW no Tiddlyspot, ele permite que você salve na sua máquina uma cópia. Faça isso e, com o arquivo aberto no browser, copie os tiddlers do seu sociologiki para o arquivo que você baixou (você faz isso acessando no backstage o link para “importar tiddlers”). Somente então você pode fazer o upload para o TiddlySpot. Em relação aos plugins e idéias, por favor, sinta-se à vontade: os plugins que estou usando eu baixei gratuitamente da internet, e as idéias de como estruturar algo do tipo do Escriba são para serem disseminadas.

    Abraço,
    Marcelo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s