PBwiki

Uma das ferramentas mais interessantes da chamada Web 2.0 são os wikis. Baseados na idéia de que a maior parte dos textos escritos pode ser compreendido como uma tarefa de parceria, os wikis buscam facilitar esta “escrita cooperativa”. qualquer pessoa cadastrada pode interferir, modificar, ampliar, comentar e inserir material naquilo que está sendo escrito. Ele pode ser uma ferramenta poderosa para auxiliar na redação de uma tese, por exemplo.

Por enquanto, o wiki da minha tese está sendo montado em Retratos da Vizinhança, mas o acesso não é público.

Por que no sistema PBwiki (“Peanut Butter” wiki, geléia de amendoim, ou pão com manteiga, ou algo simples…;)? Porque é fácil de utilizar, tem instruções em português, possui as ferramentas adequadas para a tarefa (simples, eficiente e rápido), fornece espaço em disco suficiente para qualquer tarefa, está sempre sendo atualizado, e é gratuito. Vale a pena tentar.

Detalhe: a tradução das instruções para o português é minha…

7 pensamentos sobre “PBwiki

  1. Olá, voce diz que o pbwiki tem instruções em portugues, mas eu não as acho. Por favor indique o site onde elas estão. Obrigado.

  2. Oi, a partir de que endereço começo a construir um pbwiki como o que vc está utilizando? Onde estào as regras do jogo, p.ex. onde diz que é gratuito, ou em que condiçoes é gratuito.
    Grato

  3. Prezado Marcelo,
    Tive contato com o projeto de epistemologia e ambiente organizado (Escriba) em TidllyWiki por você.
    Sensacional!
    Estou há muito tempo tentanto organizar meu curso de Sociologia Geral e da Comunicação em Tiddlyswiki e produzir algum tipo de trabalho integrado a outras disciplinas do Curso de Comunicação em que leciono (Casper Líbero/SP).
    Tentei publicar o meu Sociolog(w)iki no Tiddlyspot, mas estou com um pouco de dificuldade para fazer o upload do meu arquivo.
    Ele pode ser encontrado no meu blog com o marcador Tiddlywiki.
    Gostaria de solicitar sua autorização para usar alguns plugins e idéias do Escriba.
    Muito bom e completo, mesmo.
    Pensei em um trabalho com o Pbwiki também, já que o Tiddly não suporta muito bem vídeos e registros sonoros.
    Vou adicioná-lo na lista do meu blog.
    Grande abraço.
    Liráucio

  4. Olá Liráucio!
    É um prazer ver um professor se aventuranndo pelos blogs do meio do caminho… 😉
    Acho que o TiddlyWiki é fantástico, mesmo. Utilizo vários deles pra diferentes atividades: para aulas (os TW são formidáveis como portfólios dos alunos, em vez de trabalhos…), para anotações (da tese, por exemplo), ou para colaboração (como é o caso da iniciativa do Escriba).

    Do ponto de vista técnico, uma estratégia para solucionar a sua dificuldade: quando você cria um TW no Tiddlyspot, ele permite que você salve na sua máquina uma cópia. Faça isso e, com o arquivo aberto no browser, copie os tiddlers do seu sociologiki para o arquivo que você baixou (você faz isso acessando no backstage o link para “importar tiddlers”). Somente então você pode fazer o upload para o TiddlySpot. Em relação aos plugins e idéias, por favor, sinta-se à vontade: os plugins que estou usando eu baixei gratuitamente da internet, e as idéias de como estruturar algo do tipo do Escriba são para serem disseminadas.

    Abraço,
    Marcelo

Deixe um comentário

